top of page

O que são papéis de trabalho?

Os papéis de trabalho (ou documentação de auditoria) são todos os documentos utilizados ou produzidos em uma fiscalização. Compreende, portanto, desde as planilhas, tabelas, gráficos, formulários, arquivos de dados, ofícios, memorandos, portarias, cópias de contratos ou termos de convênio, textos normativos, enfim... quaisquer dados que os auditores produzem ou que lhe são destinados até a elaboração do relatório de auditoria.

Esses papéis, de tão importantes que são para o Relatório da fiscalização (pois lhe servem de base), devem ser guardados por 5 anos (NBC T 11.02). A ideia é que um auditor de experiência média que não tenha participado da fiscalização, mas tenha acesso aos papéis de trabalho produzidos/consultados, consiga elaborar um relatório semelhante ao do auditor que executou a fiscalização.  

Informação importante: Ciclo de Auditoria
Para ser realmente boa, qualquer fiscalização precisa obedecer a um ciclo:

1. Análise do universo fiscalizável. No caso do TCE, é preciso levantar macro-informações de todos os órgãos e entidades públicas jurisdicionadas, a fim de conhecê-los minimamente.

2. Seleção do objeto de forma impessoal. Deve-se focar a capacidade fiscalizatória nos objetos de maior relevância (social), materialidade (econômica) e risco. 

3. Planejamento da fiscalização. A equipe responsável se debruça sobre os detalhes do objeto, a fim de delimitar o seu escopo de atuação. 

4. Execução da fiscalização. A equipe geralmente se desloca ao órgão/entidade a fim de verificar pessoalmente o escopo definido, é quando atesta os achados de auditoria (situações relevantes para o objetivo da fiscalização, sejam boas ou ruins). 

5. Elaboração do relatório. É o produto principal da fiscalização. Nele se apresenta o trabalho realizado, narrando os achados e evidenciando-os, para ao final propor os encaminhamentos necessários (oitiva dos responsáveis, recomendações ou sanções). 

Agora que você já conhece o ciclo de auditoria, nós vamos te apresentar uma ferramenta que ajuda muito na fase de planejamento da fiscalização e que é considerada um dos principais papéis de trabalho produzidos pelo Auditor, que é a MATRIZ DE PLANEJAMENTO.

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
bottom of page